Voice flute

 

 

 
    Baseado no original Voice-flute P. Bressan, da coleção de F. Bruggen. É uma flauta em D e o pitch é A=415Hz. Sua extensão é superior a duas oitavas.
    É um belíssimo instrumento e não se trata de uma flauta doce tenor, temos a impressão de se tratar de uma contralto grande. Fala facilmente em todos os registros e tem um grave rico. É um instrumento em D e é com ele que se pode tocar o repertório escrito no século XVIII para traverso sem necessidade de transposição. Especificamente para esta flauta o repertório não é amplo e aqui temos as famosas suítes para flauta doce de Charles (François) Dieupart. Mas se considerarmos as centenas de sonatas e peças escritas para traverso com certeza teremos muito repertório para tocar. Se chama voice flute pois sua extenção está dentro da voz soprano. 
    Atualmente os construtores tem reproduzido muito esta flauta com o pitch A=415Hz e com furos duplos, mas é interessante saber que os originais feitos no século XVIII variavam em torno de 405Hz e os furos eram simples. 
 

 

 

 

Contate-nos

Contato

Marcos Ximenes FaceBook - Marcos Ximenes
Fortaleza - CE
85 98836 2216 mximenesflautas@gmail.com